Artistas em diálogo | Sociedade Nacional de Belas Artes | Bienal Internacional de Gaia

Exposição Colectiva l Group show

Curadoria de l Curated by: Jaime Silva e Agostinho Santos

Sociedade Nacional de Belas Artes
11.04 - 27.05.2023

© Sérgio Gomes Costa



























Pela primeira vez a Sociedade Nacional de Belas-Artes integra na sua programação a apresentação pública de um pólo da Bienal de Gaia, com a pretensão de juntar artistas do norte e do sul do País, em duas curadorias distintas. Neste caso, uma pela Sociedade Nacional de Belas-Artes e a de Agostinho Santos, Presidente da Associação de Artistas de Vila Nova de Gaia e Director Artístico da citada Bienal.

___________

O trabalho S#33 (Payne's grey monochrome), 2017 óleo sobre linho 200x162.5cm é acompanhado, na exposição, pelo seguinte texto:

Strata é a denominação inicial do núcleo de trabalho artístico caracterizado essencialmente pela exploração bidimensional - cruzamento entre desenho e pintura, e ocasionalmente tridimensional. É uma tentativa de compreender o Mundo/Imagem na sua espessura e irredutibilidade. Parte da vontade de articular o campo da visão e a percepção de imagens; o imensamente grande, as pequenas percepções, de formular um pensamento, pensamento plástico, visual. Na escolha de determinadas imagens ampliadas de estruturas está presente a experiência muito própria e pessoal de ver, como possibilidade de descrever um espaço, uma coisa. Todo o corpo está presente também metaforicamente, na hierarquização do visível e na criação de uma relação quase topográfica. O trabalho de apropriação das imagens no estúdio é um processo de materializaçãodar fisicalidade, de criar uma nova realidade/imagem, simultaneamente a proposta de uma nova organização com a introdução de linhas de fractura e grelhas de construção e desconstrução, na possibilidade de rebater sobre o mapa do visível, o da imagem, o do (movimento do) corpo e do próprio processo de fazer.






No comments:

Post a Comment